quarta-feira, 21 de dezembro de 2011




ENTREVISTANDO O FOTOGRAFO  SHARLING JHEFFERSON







ZM- Sharlling, como descobriu sua vocação? Já imaginava que seguiria nesta área?


SJ: No início não gostava de retratar, o que eu realmente queria era editar os retratos que outras pessoas retratavam. E de tanto ver os modos que os fotógrafos trabalham, sempre encontrava uma imagem, e se possível perguntava: “Zé ( nome fictício ) por que você não retratou de outro ângulo, aposto que ficaria bem melhor”, isso sempre acontecia. Até que um dia, minha ideias não foram aceitas, e ele falou: Por que você não vai fotografar ao invés de ficar dando opiniões?

- Acredite, foi a melhor coisa que um “profissional” falou pra mim! ( há há ). Trabalhei 7 meses com ele, comprei minha 1 máquina Semiprofissional e um Profissional. E como já sabia manusear a máquina, pois estudei pra isso...pedi as contas. 

ZM- quais outras profissões Inicialmente você Imaginava Seguir? Fale um pouco sobre.

SJ: Arqueólogo, Músico e Escritor.- Por que sempre fui um grande admirador da história, e sempre admirei artes contemporâneas, artes modernas, arte da antiguidade, arte da Grécia antiga, todas as formas de artes. E até hoje é isso que nos sustenta.


ZM- você trabalha como Single ou possui uma numero e pessoas que lhe auxiliam com seu trabalho? quem são essas pessoas? Fale um pouco sobre eles.

SJ: Não, ninguém me auxilia. Pois cada pessoa contém algo dentro de si, é isso que nos tornam individuai, e gosto das coisas do meu jeito. E isso gera mais responsabilidade, pois tudo que o cliente deseja é: Qualidade e Praticidade. 
- É aquela coisa, Se você quer fazer certo, faça você mesmo! 

ZM- Você recebeu muito apoio dos pais, amigos ou iniciou esta carreira por vontade própria, como foi?

SJ: Raul Seixas citou em uma de suas músicas a seguinte frase: “Siga seu próprio caminho, para ser feliz de verdade” (Um Messias Indeciso). Tenho vários Mestres, Sábios e Pensadores como exemplo de vida, e sempre – sempre procurei fazer as coisas que me agradassem, sem procurar apoio, pois sei que eles não concordam, e essa é a verdade!

ZM- Onde ocorreu seu primeiro trabalho, Como foi? Fale um pouco sobre.

SJ: Foi muito desafiador, pois eu tinha muita teoria, prática eu não tinha tanta, e estava disposto a cobrir o evento de formatura de contabilidade no Sesc. Mas o problema não foi esse, no final do evento passei mal, pois estava com uma tremenda dor de cabeça, mas felizmente ocorreu tudo bem. 

ZM- Qual foi o Trabalho que mais lhe deu prazer em realizar e porque?

SJ: Ah, não tem um especifico, gostei de todos com certeza, sou apaixonado por isso cara. Mas entre todos os que fiz, um Book de Jessica Beatriz, foi bem engraçado pois a mãe ( Lígia, grande de personalidade ), levou comida, bebidas, e queria que eu me sentisse a melhor pessoa do mundo, ela me tratou como um verdadeiro príncipe, sabe... até que ela conseguiu! No final das contas eu nem sabia quantas retratos eu já tinha feito! ( há há há ). 

ZM- Pensa em expandir ou diversificar este trabalho? outras regiões, métodos, fale um pouco mais para os internautas do zona mídia.

SJ: Fotografia pra mim é pensar visualmente, já pensou como seria pensar assim?
...sim com certeza, nunca estamos bem o suficiente não é? Mas no “momento”, pretendo um dia organizar uma Exposição de Fotografia com termas variados, e tentar reunir duas principais pessoas que adoraria que estivesse comigo com o mesmo proposito: Jossan Abgnale e Floriosman Rocha ( que já tiver o prazer de comparecer em uma das suas lindas exposição ).- Grandes Visionários! 

ZM- O que acha do espaço concedido para esta profissão aqui na capital do rio grande do norte?

SJ: O desafio de promover a inclusão no mercado de trabalho formal ganhou um “reforço” no decorrer de um certo tempo em qualificação profissional. Mas na capital do Rio Grande do Norte, não é tão fácil como deveria ser, muitas coisas poderiam ser feito para qualificar cada vez mais esses profissional que procuram profissionalismo.

ZM- Um nome:

SJ: “Fé”, remete força de vontade, e realmente precisamos disso, de força de vontade!

ZM- Um Numero:

SJ: “1”, Princípio de tudo que fazemos.

ZM- Uma Cor:

SJ: “Branco” – Como não tenho um cor predileta, prefiro usar o branco como a junção de todas as cores.

ZM- Sonhos:

SJ: “Poder sonhar cada vez mais Amanhã”.

ZM- Deixe Uma frase para os internautas do Zona Mídia.

SJ: “Há daqueles que ao passar pelo bosque da vida, observando a beleza natural das folhas, não perceba em seus olhos a penumbra existente na sua mente, que bloqueia a verídica e cruel realidade das folhas que queimavam em seu jardim.” Sharlling Jheff.

3 comentários:

  1. Oh yeah, pode crer, gostei, maravilha.

    "(...)cada pessoa contém algo dentro de si é isso que nos tornam individual, e gosto das coisas do meu jeito."

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida é inegavel o talento que Sharling possui, porem não o suficiente para que estacione e mantenha-se com o conhecimento resido agora, aprimore-se e torne-se cada vez melhor, você tem potencial para crescer ainda mais e talento já está no seu caminho desde muito antes de descobrir o dom de fotografar.

    Sucesso e Juizo é o que lhe desejo, o resto a amizade constroi.

    Grande Abraço meu caro brother talentoso.

    ResponderExcluir