quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Relançamento da discografia do Pink Floyd

começa hoje

Porco inflável “sobrevoa” Londres

pinkfloyd2








Acontece a partir de hoje (26/9) o relançamento de toda a discografia do Pink Floyd, em versões remasterizadas. Numa ação de marketing da gravadora do grupo, o porco inflável gigante que aparece na capa do álbum “Animals”, está “sobrevoando” Londres nesta segunda-feira.
Os lançamentos se dividem em três séries, “Discovery”, “Experience” e “Immersion”. Este último pretende estabelecer um novo marco no que tange a lançamentos de box se no mercado fonográfico. O Zona Mídia teve acesso a alguns trechos de músicas, em junho; veja aqui. Abaixo, os detalhes de cada série; fique de olho nas datas:


O Zona Mídia teve acesso a cerca de 45 minutos do material do relançamento da série “Immersion” (a mais completa), do Pink Floyd. Veja Aqui todos os detalhes, incluindo os track lists de cada versão, e veja abaixo as impressões iniciais da audição:

The Dark Side Of The Moon (1973)

pinkfloyddarksideimmersion
1- Concert Screen Film - North America Tour 1975 - Speak to Me
É o filme de abertura da turnê do álbum, com imagens semelhantes às das cenas de abertura do longa “The Wall”, o que mostra que as ideias do filme e do disco “The Wall” já rondavam a banda muito tempo antes do lançamento.
2- Speak to Me / Breathe (In The Air) (2011 Audio Remaster)
A qualidade do som surround é de impressionar, sobretudo nessas músicas, cheia de efeitos, que abrem o álbum. As versões são idênticas às originais, mas se ouve mais coisa com a atual remasterização.
3- The Great Gis In The Sky (1972 Original Mix)
A versão original da música que consagrou a cantora Clare Torry aparece aqui como curiosidade. Foi ouvindo esta versão demo, sem os vocais, que a banda decidiui contratar uma vocalista. Em 2006 Clare ganhou na justiça a co-autoria da música, uma vez que ela realmente criou uma melodia musical dentro da base existente;
4- Money (Live At Wembey 1974)
Essa versão e “Money” gravada ao vivo é tão pesada e crua que parece de uma banda cover. A nitidez dos instrumentos é impressionante, tão limpa que parece que o ouvinte está num ensaio ou passagem de som. O momento solo de David Gilmour é de fazer imaginar a cena dele tocando na beirada do palco, em frente à multidão. Esta gravação circula há anos, como bootleg, entre os fãs, e agora ganha versão com qualidade - a julgar por estes oito minutos e pouco - realmente excepcional
Wish You Were Here (1975)
pinkfloydwishimmersion
1- Concert Screen Film - Shine On You Crazy Diamond
Dessa vez o filme de abertura dos shows remete mais diretamente aos desenhos do filme “The Wall”, já que a animação é assinada por ninguém menos que Gerald Scarfe, responsável também por “The Wall”. No lugar da luta do homem com a vagina e da ausência paterna, aqui o tema é a loucura. A faixa-título e o disco são homenagem ao genial Syd Barrett, ex-integrante da banda que mergulhou de cabeça na viagem das drogas lisérgicas e jamais voltou.
2- Wish You Were Here (alternative version with Stephane Grappelli)
Enquanto gravava o disco na sala 2 dos Estúdios Abbey Road, em Londres, na sala 1 uma orquestra fazia outro trabalho. Assim Waters e Gilmour conheceram dois integrantes e os convidaram para participar em uma das sessões. Foi assim que o violinista Stephane Grappelli gravou essa versão sensacional para “Wish You Were Here”, descartada na versão final do LP. Afora a adição do violino, que parece um trabalho atual, tamanha a clareza da gravação, se salienta o diálogo entre os violões base e solo, de Waters e Gilmour.
The Wall (1979)
pinkfloydthewallimmersion
1- Another Brick In The Wall Part 1 (demo)
Nessa versão crua da música, cuja segunda parte é que é a famosa, há timbres e letras diferentes os usados na versão final do LP. Como as versões das séries “Experience” e “Immersion” deste disco ainda estão em fase de seleção, esta amostra pode não ser significativa.
2- Comfortaby Numb (2011 Audiuo Remaster “Is There Anbody Out There? - The Wall Live”)
Espetacular versão gravada ao vivo em na turnê subsequente ao álbum, com remasterização de rara nitidez. O solo desta música certamente está entre os mais emblemáticos do mundo, além de ela ser uma das últimas grandes parcerias entre Roger Waters e David Gilmour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário